quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Como fazer iogurte caseiro

Essa receita eu faço a anos, e poucas vezes não deu certo e das vezes que não funcionou, o trabalho não foi totalmente perdido, pois ou continuo como leite ou virou coalhada, então algum produto no final haverá.

Ingredientes
Os ingredientes são poucos:

2 litros de leite integral -  fica melhor ainda ser for leite fresco
1 potinho de iogurte integral (170gr) ou ainda um copo de iogurte já preparado

Você também vai precisar de 4 potes de vidro de 500ml com tampa e  bolsa térmica, e um termômetro se tiver, mas é perfeitamente possível fazer sem este.


O iogurte é o resultado do processo de fermentação láctea, realizado por fermentos lácteos (microrganismos) que convertem a lactose em ácido lático, por isso eu sempre que compro iogurte prefiro os que foram fabricados a pouco tempo, pois estão mais frescos, e (imagino) devem conter mais fermentos ativos, mas não sei se isso realmente interfere no sucesso do processo.

Na minha experiência fazendo iogurte, percebi que algumas marcas não dão bons resultados, uma que me lembro é "Carolina", mas é possível testa e tirar suas próprias conclusões, as marcas que eu já usei e que nunca falharam foram; Nestlé, Vigor, Batavo e Frimesa, mas pode se tentar com outras, o importante é que o iogurte seja integral.

Vamos a receita.

Primeiro ferva os 2 litros de leite, tampe e deixe esfriar até que seja possível manter o dedo indicador (limpo!) por uns dez segundos dentro do leite, ou se constate com um termômetro a temperatura de uns 45° Celsius, então misture o iogurte de copinho no leite ( antes é bom mexer bem o iogurte dentro do copinho, para que ele não saia empelotado), então despeje esse leite com o iogurte dentro dos vidros esterilizados, é importante deixar um dedo de folga dentro do pote, porque o iogurte pode aumentar um pouco de volume dentro do vidro. Após o vidros estarem cheios com o leite e tampados, devem ser colocados dentro de uma bolsa ou caixa térmica, para que a temperatura seja mantida, caso esteja muito frio (Inverno), pode-se colocar uma garrafa de vidro, cheia de água quente, dentro da bolsa térmica. Deve se esperar umas 10 horas antes de abrir a bolsa, o iogurte produzido deve ter uma consistência firme e cheiro agradável.
Iogurte na bolsa térmica

Depois que se tem o primeiro iogurte, pode se usar parte dele (um copo de 250ml) para a produção do próximo volume, eu já utilizei o mesmo iogurte sucessivamente por 4 vezes seguidas, e deu certo, mas o gosto tende a mudar depois de se reutilizar o mesmo iogurte várias vezes, tendendo para um sabor de levedo, o melhor é utilizar umas duas vezes e ai começar com um iogurte novo.

Esterilizando os potes

Pode se esterilizar os potes fervendo-os com suas respectivas tampas dentro de uma panela grande com um pano ou uma tábua no fundo (para impedir que os potes estourem), ou pode-se simplesmente coloca-los dentro de uma forma, com as bocas para cima - potes e tampas - e despejar água fervente dentro e fora dos potes e tampas, não é o jeito mais correto de esteriliza-los, mas comigo sempre funcionou, afinal o iogurte é uma forma de conservação do leite, é dificilmente uma bactéria ou fungo que poderia estraga-lo, conseguira competir com o fermento lácteo, por esse motivo é que se o iogurte for mantido na geladeira, pode durar algumas semanas sem problema.

Fermento lácteo comercial

Eu já utilizei o fermento comercial importado duas vezes e não obtive bons resultados, ficou com consistência de leite e gosto fraco, e acho ele muito caro comparado com um copinho de iogurte e difícil de achar, é muito mais prático e barato comprar um copinho de iogurte e dificilmente não dá certo, mas essa é minha opinião particular.

Iogurte pronto

Mãos a obra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário