A aquaponia também pode ser uma opção para aquários, no meu caso comecei essa experiência pensando em eliminar a manutenção do filtro externo que meu aquário possuía, pois semanalmente era necessário limpar o material filtrante, e essa sujeira nada mais era do que fezes e restos de ração, que poderiam servir para alimentar as plantas no sistema aquaponico.
A mesa de cultivo funciona como o filtro biológico que alguns aquários possuem, que ao invés de simplesmente reter os resíduos sólidos da água, faz a biodigestão através das bactérias decompositoras, transformando elementos complexos, como a ração e as fezes dos peixes, em substâncias que as plantas aquáticas, ou no caso, as plantas de interesse no sistema aquaponico, podem assimilar em seu crescimento, além disso o filtro biológico tanto interno do aquário, quanto o filtro externo da mesa de cultivo, possuem bactérias nitrificantes que realizam o ciclo do azoto, transformando amônia, que é muito tóxica para os peixes, em nitrito e em seguida em nitrato, que também pode ser assimilado pelas plantas.
![]() |
Vista geral |
Construção do sistema
O sistema foi construido com um cano de 150mm, cortado no comprimento, a parte de cima contêm o substrato de apoio para as plantas e bactérias nitrificantes, e é formado por argila expandida, e a parte de baixo contêm a lâmpada que ilumina o aquário, as duas partes foram unidas com rebites, e vedados com silicone, as laterais foram fechadas com um pedaço de plástico, colado com silicone, - o ideal seria que os cantos fossem fechados com tampas de calha apropriadas, mas como essa foi uma primeira experiência, foi construida com o que se dispunha no momento - existe uma entrada de água do lado esquerdo e uma saída do lado oposto, a entrada e a saída foram construidos com conectores de rosca e pinos de irrigação de 1/2, uma bombinha submersa de 180lt/h faz o bombeamento da água.
Observação:
Como esse é um aquário antigo, que possui estrutura de alumínio, o sistema fica apoiado diretamente sobre o aquário, em um aquário comum seria bom avaliar bem se a estrutura do aquário aguentaria com segurança o peso dessa mesa de cultivo. Também foi improvisado um calço do lado esquerdo, para aumentar a velocidade da água em direção ao sifão de saída, mas funciona bem sem o calço também, pode-se também deixar a altura do sifão de saída ligeiramente menor que a entrada.
![]() |
detalhe da saída de água |
![]() |
entrada de água e iluminação |
![]() |
sifão com proteção para impedir entupimento |
As plantas
Na escolha das plantas que irão compor a mesa de cultivo, é importante escolher espécies que gostem de muita água e que se adaptem a iluminação natural do ambiente. Por enquanto estou testando algumas plantas, já testei sigônio, taioba, duas espécies do gênero costus, dinheiro em penca (Callisia repens), e Tradescantia zebrina, as que melhor se adaptaram, gerando novas raízes e folhas, foram as espécies de costus e Tradescantia zebrina, o sigônio até que esta sobrevivendo, mas as folhas novas tem nascido defeituosas, as duas espécies de costus foram as que mais surpreenderam, em pouco tempo começaram a perder todas as folhas antigas, e começaram a desenvolver novos ramos e folhas, em duas semanas dois ramos novos se desenvolveram, com muitas folhas, todas perfeitas.
A primeira plantas da esquerda para a direita é uma espécie de costus de pequeno porte, que na foto mais abaixo mostra o ramo antigo seco e o novo ramo, já as plantas mais altas são espécies de costus de porte arbustivo, note os ramos da última planta à direita, com exceção das folhas com manchas amarelas, são todas folhas novas, desenvolvidas em apenas duas semanas. O importante é que se vá testando até se encontrar plantas que se adaptem bem, plantas de charcos, banhados, brejos já são um bom começo.
![]() |
Costus ssp, Sigônio, Tradescantia zebrina, Dinheiro em penca, Costus ssp |
![]() |
Costus de pequeno porte e a entrada de água |
Na minha opinião o sistema é bem promissor como filtro de aquário, tem funcionado muito bem no meu caso, a água do aquário encontra-se em ótimo estado, e as plantas dão um aspecto interessante ao aquário e ao ambiente.
Boas, as pedras que sustentam as plantas estão sempre molhadas certo? As raízes não apodrecem?
ResponderExcluirnão apodrecem pois o seistema de sifão da um tempo para as plantas respirarem.pesquise sobre aquaponia e entenderá como funciona.
ExcluirQue legal o seu sistema. Eu tenho um com tomate, tradescantia zebrina, jiboia e rosa de pedra. Todos se adaptaram muito bem. Que espécies de peixes vc tem?
ResponderExcluirse quer criar plantas, com hidroponia, crie, faça seu jardim, horta. MAS NÃO MISTURE COM AQUARIO!!! esse seu sistema é completamente inapropriado para seres vivos que dependem de qualidade de vida. Sobreviver não é estar vivendo de forma plena!!! sem falar que aquario inapropriado para especie de peixe que tens ai, peixes de porte grande que morrerão na metade da vida, por falta de espaço para crescerem saudaveis, Kinguios. absurdo!!! essas plantas morrendo também, mais prejudicando do que ajudando o aquario. --'
ResponderExcluir